25 de Abril, Dia da Liberdade


O 25 de Abril de 1974 e o processo que se lhe seguiu, nomeadamente as muitas lutas políticas travadas pela população, proporcionaram aos portugueses muito mais do que a implantação da democracia: proporcionaram-nos a paz, o reconhecimento do nosso país como um membro digno da comunidade internacional, a Liberdade, a emancipação da mulher e direitos sociais que até então os portugueses desconheciam, como o direito à habitação, à saúde, à educação, à protecção social e à greve, entre outros.

Todo um conjunto de conquistas que permitiram dar um significado pleno ao conceito de democracia, que se define muito para além do mero funcionamento dos mecanismos formais e/ou institucionais de representação política. Que engloba, acima de tudo, a Liberdade, sem a qual não há democracia possível.

Por isso o 25 de Abril, dia feriado nacional, é justamente chamado Dia da Liberdade.

Deixar de comemorar dignamente o 25 de Abril seria desvalorizar a sua importância histórica, política e simbólica, e desvalorizar também a importância que as lutas populares assumiram no processo histórico que o 25 de Abril iniciou.

Sem Abril os trabalhadores não teriam a possibilidade de, apesar de todos os ataques do capital, livremente se organizarem em torno de sindicatos de classe, de Comissões de Trabalhadores ou outras formas de organização representativa que os capacitem à defesa dos seus interesses em contexto de relações laborais.

Abril fez-se na rua e é na rua que devemos evocá-lo e comemorá-lo. A Direcção do STSSSS apela à participação de todos na concentração comemorativa que se realizará no dia 25 de Abril, pelas 14h30, no Largo Soares dos Reis (junto à ex-PIDE) no Porto.

Viva o 25 de Abril!
Viva a democracia!
Viva a Liberdade!

Sindicaliza-te











Autorizo que os meus dados pessoais, acima identificados, sejam tratados pelo STSSSS para efeitos de sindicalização, nos termos do Regulamento Geral de Protecção de Dados.