Solidariedade com o SEAL e com a luta dos estivadores


O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Solidariedade e Segurança Social expressa a sua solidariedade com o Sindicato dos Estivadores e da Actividade Logística (SEAL), com a sua luta firme pelos direitos dos trabalhadores e contra a inaceitável chantagem patronal em curso.

Saudamos a greve no Porto de Lisboa, iniciada esta semana e com adesão total dos trabalhadores. Esta greve é uma resposta aos sucessivos incumprimentos e ilegalidades, pela exigência do pagamento integral do salário e pelo cumprimento dos acordos em vigor. Além de não terem sido concretizados os aumentos previstos desde 2018, os estivadores do Porto de Lisboa estão a ser vítimas de constantes atropelos aos seus direitos, com forte impacto nas suas vidas. Nos últimos 18 meses, os estivadores receberam o seu salário em prestações. Em 2020, apenas receberam 390 euros.

Esta conduta inaceitável procura a provocação, tentando desmobilizar os trabalhadores e o seu sindicato.

Na sequência desta greve, a empresa de trabalho portuário vem agora ameaçar com a insolvência e lançar o espectro do despedimento dos trabalhadores que luta justamente pelos seus direitos. Esta empresa, detida pelas operadoras a quem cede o trabalho dos estivadores, segue uma estratégia de terra queimada. O objectivo é impor a precariedade e os baixos salários, derrotando o sindicalismo combativo e a luta dos estivadores.

A resposta firme do SEAL merece a nossa solidariedade. Enviamos o nosso abraço fraterno ao SEAL e apelamos a todas as organizações sindicais e do mundo do trabalho para demonstrarem também a sua solidariedade.

Pela Direção do STSSSS
O Coordenador Joaquim Espírito Santo

«ver mais»

Sindicaliza-te











Autorizo que os meus dados pessoais, acima identificados, sejam tratados pelo STSSSS para efeitos de sindicalização, nos termos do Regulamento Geral de Protecção de Dados.